gov.br

Central Analítica

Área do conteúdo

Universidade Federal do Ceará registra patente de composto contra câncer colorretal

Data de publicação: 27 de julho de 2022. Categoria: Notícias

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiram desenvolver um composto inovador a partir do ácido betulínico que poderá vir a ser utilizado no tratamento do câncer colorretal, o 3º tipo mais comum no Brasil.

A inovação já recebeu o registro de patente, tornando-se a 30ª da UFC. Apesar de nascida em 1954, a UFC obteve a primeira carta patente de sua história somente 65 anos depois, em meados de 2019. Desde então, o que se seguiu na mais antiga universidade cearense foi um “tsunami inovador”.

Os passos seguintes para que esse composto de ácido betulínico ser usado como medicamento no combate ao câncer é a submição aos testes pré-clínicos e clínicos (em humanos).

“Nossa expectativa é de que não haja reações adversas devido a sua seletividade antitumoral e pela liberação controlada in vitro comprovada em nossos testes”, explica a Profª Nágila Ricardo, orientadora da pesquisa que deu origem à patente.

(Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/universidade-federal-do-ceara-registra-patente-de-composto-contra-cancer-colorretal/15481/7/)