Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Central Analítica

Área do conteúdo

1 – Institucional

 

Histórico

Em novembro de 2010, por ocasião do Edital CT-INFRA, um grupo de pesquisadores levou à Reitoria e à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação o projeto de instalação de um laboratório multiusuário em microscopia. A ideia foi bem aceita pelo reitor e pró-reitor de pesquisa que apresentou a proposta aos diretores de unidades acadêmicas, mas esses sugeriram a submissão da proposta no ano seguinte. Por ocasião do Edital Pró-Equipamentos da CAPES, em maio de 2011 foi articulado com os programas de pós-graduação a proposta de submeter um projeto institucional pleiteando os microscópios eletrônicos mais equipamentos de apoio à preparação de amostras. Participaram das discussões, elaboração do projeto e prestaram anuência formal e escrita onze (11) programas de pós-graduação dos diversos centros: Física, Farmacologia, Química, Engenharia e Ciência de Materiais, Recursos Hídricos, Bioquímica, Odontologia, Engenharia Química, Ecologia e Recursos Naturais, Engenharia em Teleinformática, e Engenharia Civil. Além do coordenador do Programa, foi indicado um pesquisador de cada programa para participar das discussões e elaboração da proposta. Na ocasião, todos prestaram anuência formal e escrita para contribuir com a manutenção e uso compartilhado dos equipamentos. A proposta foi aprovada na íntegra em setembro de 2011 comtemplando os seguintes equipamentos: 02 microscópios eletrônicos de varredura, no-breaks, geradores, micrótomo, metalizadora, centrífuga, spin-coater, banho-ultrassônico e estação de trabalho.

 

Conforme sugerido pelos diretores no final de 2010, foi submetido no Edital CT-INFRA de 2011 a proposta institucional de implantação da central analítica em microscopia eletrônica cujo pleito foi um prédio (650 m2) e um microscópio eletrônico de transmissão de 200 kV. A proposta foi aprovada com cortes nos recursos destinados à construção do prédio e a UFC decidiu realizar o aporte de recursos da ordem de 1 milhão de reais para a construção do prédio. O Edital de licitação do projeto executivo da instalação do prédio da central analítica foi lançado em novembro de 2013.

 

No edital pró-equipamentos de 2012, foi articulado entre os programas de pós-graduação com conceito 5 e 6 o pleito para um microscópio confocal, proposta que foi aprovada integralmente pela CAPES ampliando o parque de equipamentos de grande porte da central analítica.

 

Em dezembro de 2012, o laboratório passou a integrar a rede SisNANO na qualidade de laboratório associado sendo aprovado recursos para aquisição de novos equipamentos, recursos de custeio e bolsas em diferentes modalidades.

 

Em junho de 2013, a Central Analítica passou a fazer parte do Organograma da UFC como Órgão Suplementar ligado diretamente à Reitoria. O conselho universitário (CONSUNI) aprovou portarias de criação e regulamentação (regimento interno e normas de uso) do órgão cujas informações detalhadas estão disponíveis na aba “Gestão”.

 

Em setembro de 2014, a Central Analítica foi inaugurada em solenidade que contou com a presença do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, o coordenador da Central Analítica, Prof. Antônio Gomes, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, e a Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Borges. Também estiveram presentes demais representantes das Unidades Acadêmicas da UFC vinculadas ao projeto, bem como o Coordenador da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará, Dr. Carlile Lavor. Na ocasião, foi estabelecida a parceria técnico-científica entre a UFC e FIOCRUZ-CE, visando a cooperação institucional para o desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção e informação técnico-científica.

Acessar Ir para o topo